Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa-T está localizada em um terreno de 3,77 x 11,32 m, no fundo de um pequeno e longo beco de Ho Chi Minh, Vietnã. Ela é o lar de um jovem casal e possui um playground para seus dois filhos. A cidade em geral, mas o Distrito 6 em particular, são áreas densamente povoadas, com mais de 600 becos de 70.000 m de comprimento ou mais. No fundo das vielas, não faltam moradias em fita, com estreitas fachadas horizontais e pequenos lotes. Além disso, a procura por habitações para famílias jovens (2-4 membros) está aumentando cada vez mais.
A partir disso surgiu o desafio de criar uma “casa modelo para uma família jovem com área e custo limitados”, rumo a um espaço sem separação, com um playground para crianças e onde todos os membros possam se conectar e se comunicar com mais facilidade.
Limitada em área, a estrutura da casa deveria crescer em altura para garantir a demanda de uso funcional. O volume, portanto, foi dividido em 11 níveis escalonados verticalmente, ligados por um sistema de tráfego flexível, criando assim muitos espaços de diferentes alturas. Os espaços de estar e brincar são organizados e entrelaçados. Quanto mais alto, mais denso e privado será o ambiente.
As estruturas de circulação são modificadas e utilizadas como espaços de convivência (playgrounds, bibliotecas, ...) para ajudar a eliminar o tédio ao se mover e excluir a sensação de separação entre os andares. Dessa forma, os espaços são divididos por "limites suaves" a partir das mudanças de cota entre as lajes - uma estrutura de piso que evolui continuamente tanto vertical quanto horizontalmente. A definição dos níveis é removida e substituída por uma sequência de espaços indivisos. Tudo isso cria uma atmosfera única para a casa.
Minimizando o volume da construção em concreto armado, dentro da casca (parede e cobertura) existe um sistema de lajes em madeira com aço pré-fabricado, a fim de criar a sensação de leveza. Os pisos de madeira esparsos, o layout escalonado e as escadas flexíveis e suspensas permitem que a "atmosfera viva" se infiltre em todos os cantos da casa.
A Casa-T é o passo inicial para o estudo das "residências de vários andares" em relação aos "pavimentos contínuos" procurando resolver o desafio da casa tubular urbana na nossa prática arquitetônica.